Capítulo 13 Experimento

Mitologia grega: a vida da Terra rugido de nível de Grão-Mestre 2458 palavras 2026-07-29 04:01:34

Para aprofundar ainda mais o poder da prosperidade, Rinaudo começou a observar atentamente o musgo nas paredes das cavernas, os cogumelos nos cantos, e até mesmo transplantou uma videira e a única nascente da montanha, que ficavam quase no centro da ilha, para a porta de sua casa.

As uvas deste tempo e as do futuro são realmente muito diferentes.

Talvez por não estarem maduras, as uvas que ele lembrava — grandes, redondas e de um roxo intenso — simplesmente desapareceram. Em seu lugar, havia apenas um cacho do tamanho de um dedo mínimo, com uma coloração esverdeada; não sabia se era pela falta de maturação ou por se tratar de uma variedade diferente.

Ao dar uma mordida, não havia aquele sabor agridoce agradável. O que sentia era um gosto assustadoramente ácido, capaz de quase lhe tirar a vida.

Ele cuspiu.

Já era a décima vez que expelia aquele fruto verde e azedo da boca. Rinaudo sentia que sua língua já não conseguia mais distinguir sabores, e tudo o que lhe vinha à mente era aquela acidez mortal.

Comparado às uvas de suas memórias cada vez mais nítidas, aquelas eram simplesmente intragáveis. Se fizesse um paralelo, era como comparar um prato cuidadosamente preparado de carne assada com restos de comida deixados na rua.

Não era exatamente nojento, mas comer aquilo desafiava os limites do paladar de um deus.

“Ah, que estranho! Onde será que está o erro? Por que as uvas que comi eram ao mesmo tempo ácidas e doces, tão perfeitas para o meu gosto? Se fosse uma seleção natural, os frutos das plantas deveriam ser...”

Rinaudo tentou com afinco encontrar na memória a razão daquele sabor tão estranho, mas seu curso universitário não tinha nada a ver com botânica. Ele estudara design e manutenção de equipamentos eletrônicos e mecânicos — um campo completamente inútil naquela era remota. Para quê serviria isso ali?

Até a disciplina optativa de contabilidade parecia ainda menos útil; não podia ser que ele fosse fazer contas para algum deus, isso não fazia sentido algum!

Por isso, pela primeira vez, Rinaudo se odiou por ter desprezado tanto as plantas naturais, chegando a dormir nas aulas de biologia do ensino fundamental e médio. Era quase um pecado imperdoável.

O arrependimento o consumiu e um acesso de raiva surgiu.

“Não vou mais fazer isso!”

Como um estudante de mecânica poderia estudar biologia por conta própria? Isso era uma brincadeira de mau gosto!

“Não vou mais fazer isso!”

Pensava assim, mas não teve coragem de agir de fato.

Se ousasse se recusar a lutar em uma era tão competitiva e cheia de oportunidades, estaria acabado.

Nem todo tempo oferece inúmeras chances, mas aquela era exatamente uma época repleta delas. Rinaudo se via como alguém ganancioso — afinal, ele havia conquistado uma divindade da ganância — e, por isso, se não desse tudo de si, certamente se arrependeria no futuro.

Não havia uma razão grandiosa, apenas o simples desejo de não morrer e a ganância.

Embora, por outro lado, ele também não quisesse se esforçar muito.

Sem pensar muito, jogou uma uva verde na boca.

Como sempre, a acidez forte fez seu rosto ainda jovem, com cerca de três ou quatro anos, se contorcer em uma careta. O sabor era tão intenso e agressivo que suas papilas gustativas não suportavam.

Pelo menos ele não suportava.

“Ah, vamos pensar positivo: pelo menos não preciso cuspir as sementes...”

...

“Não preciso cuspir as sementes? Então, com o que elas reagem?”

De repente, uma ideia surgiu na cabeça teimosa de Rinaudo, embora isso o levasse a outro beco sem saída.

Se não estava enganado, aqueles frutos, aparentemente saborosos, serviam para atrair outros seres vivos a comê-los, facilitando que as sementes entrassem no estômago dos animais, fossem transportadas por aí, dispersas pelas fezes, e finalmente germinassem para perpetuar a espécie.

Se aquelas uvas não tinham sementes, como se reproduziam?

Rinaudo examinou a videira, arrancou um pedaço e o enterrou no solo. Pegou uma uva para usar como comparação e, em seguida, com uma palmada, dividiu uma árvore enorme ao meio.

O poder da decomposição rapidamente transformou a árvore em uma poça negra de nutrientes. O cheiro forte foi abafado pela proteção do deus da decomposição, mas a eficácia não diminuiu.

Após enterrar o ramo da videira e a uva para comparação, Rinaudo usou seu poder da prosperidade para acelerar o crescimento.

Em pouco tempo, apenas por meio de sua força divina, viu a videira enraizar e brotar, espalhando suas raízes ao redor. Sob o cuidado da divindade, uma nova videira, idêntica à anterior, surgiu diante dele.

E quanto ao grupo de controle?

Aquele fruto não foi atraído pelo poder da prosperidade, mas sim pelo da decomposição e já se transformara em nutrientes.

Ou seja, aquela planta, assim como o salgueiro, podia se reproduzir por estacas; talvez não fosse só a videira.

Rinaudo não se importou com o gasto de energia divina e, usando seu poder, escaneou a ilha, trazendo um galho e uma pinha de um pinheiro. Enterrou o galho e, com a nutrição da prosperidade, a árvore começou a crescer.

A pinha, por sua vez, apodreceu rapidamente; ele não fazia ideia para que servia aquilo.

Sem surpresas, a nova árvore era idêntica à original, exceto pelo galho extra.

“Ufa...”

Rinaudo tinha consciência de suas limitações: não era um estudante brilhante de biologia, mas aquilo que desafiava seu conhecimento era, digamos, algo bastante complexo.

“A reprodução dos deuses acontece através do corpo materno, mas plantas não têm úteros ou órgãos similares, então elas simplesmente quebram um galho e o replicam perfeitamente. Isso faz sentido?”

Não sabia como julgar aquele fenômeno. Talvez o pinheiro tivesse algum motivo, mas como a videira poderia se reproduzir somente com um pequeno pedaço de galho?

Realmente, aquilo colocava o pobre Senhor das Uvas em uma situação difícil.

Mas, pensando bem, aquele mundo existia há algum tempo, mas não mais que dez mil anos. Rinaudo era um dos primeiros a nascer ali, e, por isso, a maioria das coisas ainda não era perfeita.

A reprodução das plantas se dava de forma selvagem, provavelmente por isso que um dos doze Titãs, o deus do crescimento, possuía um poder tão grandioso. Ele simbolizava o processo de crescimento e a abundância das plantas. O poder da prosperidade de Rinaudo, de certa forma, competia com o dele.

Felizmente, o deus do crescimento provavelmente não se importava muito com um deus da prosperidade.

Afinal, quase toda a essência do crescimento vegetal estava naquele Titã. Enquanto Rinaudo não interferisse diretamente na essência das plantas, não causaria ressentimentos.

Pois bem, parece que ele teria que aprender a lidar com sementes por um tempo.

Que pena: se sua divindade fosse a do crescimento, manipular sementes seria fácil, mas como sua habilidade era a prosperidade, só podia controlar o crescimento, não o retorno ao estágio inicial. Isso prolongaria indefinidamente seus experimentos. Que incômodo.