Capítulo 4: Ninféa
Quando o deus da putrefação fincou os pés na terra, o templo da Terra também desapareceu, arrastado por uma força irresistível para sabe-se lá onde.
E, quando essa divindade ingênua, ainda manobrada por outros, quis regressar ao amparo da Terra, descobriu que já não conseguia avistar o templo da Terra em seu campo de visão.
Linaúdo entrou em pânico.
Jamais imaginara o que faria depois de deixar a proteção da Terra.
Não era por falta de ambição; era porque a deusa o vigiava com tamanho rigor que, até mesmo enquanto ela dormia, havia em seu corpo uma corrente divina, leve e tênue, presa à palma da mão da deusa da Terra, apenas para que seu filho mais novo não saísse outra vez dos limites do templo.
Isso também o fizera jamais conceber que, um dia, estaria fora da proteção da Terra, sozinho diante do mundo.
Sinceramente, era de assustar.
Felizmente, Linaúdo não era de fato uma criança de três anos; em essência, continuava sendo um adulto com mais de dez anos de experiências e vivências. Talvez se pudesse chamá-lo de adulto.
Num mundo em que a idade pouco importava, ele nem sabia ao certo o que significavam, afinal, alguns poucos anos.
Mas, no estado atual, fazia muito que não exercia suas funções divinas; na verdade, até mesmo a vontade do mundo já começava a instá-lo.
Já que, por ora, não tinha objetivo algum, talvez fosse melhor vagar por aí.
Foi o que Linaúdo pensou.
Mas, ao olhar para um lado e para o outro, teve a infeliz constatação de que talvez não estivesse no abraço de sua deusa-mãe, e sim sobre alguns restos da terra que haviam sido lançados ao mar. Em palavras mais claras: agora ele se encontrava numa ilha.
E, pelo visto, a ilha também não parecia ter o ofício de uma divindade insular; tampouco aparentava ter dono. Devia ser algo formado quando a deusa Gaia e o rei dos deuses Urano uniram céu e terra, fazendo com que alguns fragmentos da terra caíssem no mar.
Ou seja, naquele momento, embora estivesse no território da deusa da Terra, ela não podia estender seu alcance a uma pequena ilha no oceano.
A coisa ficava ainda mais complicada.
Linaúdo coçou a cabeça e alisou a fina peça de tecido que trazia sobre o corpo. Aquilo era um pano tecido das espumas erguidas quando rochas caíam na água. A deusa da Terra havia recebido muitos presentes assim, mas todos pertenciam à terra; já ele só tinha aquela única roupa.
Em outras palavras, até comer, beber, morar e se locomover viraram problemas.
Linaúdo sentiu que quase caía em depressão. Por que viver sozinho tinha de ser tão difícil?
Enquanto o deus da putrefação não sabia o que fazer, de repente ouviu risos vindo da distância; ao erguer os olhos, viu um grupo de jovens e moças, trajando roupas leves e escassas, correndo e se perseguindo com alegria.
Todos vestiam roupas feitas das folhas ao redor, o que deixava claro que não sabiam tecer.
Pelo jeito, Linaúdo até duvidava de que aquelas folhas não se desfizessem no instante seguinte, assim que fossem usadas com poder.
Tendo recebido educação superior e ainda com valores razoavelmente íntegros, Linaúdo imediatamente desviou o rosto. Não era tão devasso a ponto de encarar cenas em que homens e mulheres tão puros não escondiam absolutamente nada do próprio corpo.
Não chegava a sujar os olhos; todas as divindades nascidas nesse mundo possuíam um apreço pela beleza, quase como um instinto. E, pensando bem, entre os cinco deuses primordiais havia um encarregado do desejo de procriação; contudo, esse impulso tinha muito mais chance de se manifestar em coisas belas e atraentes. Se fosse aplicado a uma massa de lodo, apenas uma minoria de pessoas um tanto incomuns teria tais pensamentos.
Justamente por isso, a maioria das divindades nascia com beleza extraordinária.
Mesmo quando alguma fosse feia ou comum, isso seria apenas em comparação com as demais divindades, que, de qualquer ângulo, pareciam mais perfeitas.
Mas aqueles indivíduos eram ignorantes demais, não eram? Aquela forma tão pura de se cobrir fez Linaúdo sentir certo embaraço. Sua razão lhe dizia que, ao ver aquilo, deveria sentir vergonha e desviar o rosto, em respeito ao outro.
Mas, para ser sincero...
O corpo divino de três anos simplesmente não lhe trazia qualquer sentimento relacionado à procriação. Linaúdo até podia avaliar, sem o menor viés, uns corpos mais cheios e outros mais esguios.
Na verdade, ele não queria topar com aquelas pessoas.
Mas aquela ilha devia ser um domínio habitado por eles havia muito tempo, e o aparecimento súbito de uma aura desconhecida certamente despertaria muita curiosidade. Agora terem vindo até ali devia ser justamente por isso.
Ainda que quisesse se esconder, Linaúdo não conseguiria; suas roupas azul e branco eram demasiado chamativas.
“Meu Deus, quem foi capaz de abandonar uma criança tão pequena numa ilha tão distante da terra? Abandonar uma criança recém-nascida assim certamente despertará a ira da Mãe da Vida, a deusa da Terra!”
Quando se aproximaram, Linaúdo enfim distinguiu melhor.
Aquele grupo não era formado por deuses com ofícios divinos; isto é, deviam ser os meio-deuses gerados, segundo a própria deusa Gaia, pelo primogênito do grande rio oceânico que circunda o mundo e pela senhora das águas salgadas.
Tinham também outro nome: ninfas.
Eram filhos sem ofício divino dos deuses, também considerados parte das fadas; apareciam por montes, campos, fontes, mares e outros lugares.
Eram espíritos naturais, geralmente na forma de belas moças, embora não faltassem rapazes. O estranho era que seu número era extremamente raro. Talvez porque, no mundo de Caos, o próprio Caos, deus da criação, tivesse revelado por fim a forma de um homem; assim, neste mundo, a chance de um homem tornar-se deus era muito maior do que a de uma mulher.
Voltando às ninfas: elas amavam música e dança.
Como descendentes dos deuses, não envelheciam nem adoeciam, mas podiam morrer. Também podiam, ao unir-se a uma divindade, gerar descendentes imortais. Muitas ninfas eram livres; algumas serviam aos deuses.
Por exemplo, no Monte Olimpo havia muitas ninfas servindo ao atual rei dos deuses, Urano.
A que falara há pouco era uma ninfa marinha; um espírito nascido nas águas, ou gerado por dois deuses do mar, e que possuía em si uma natureza divina ligada à água ou a coisas relacionadas à água.
Eram dotadas de uma fraca centelha divina. Se um dia conseguissem perceber certa possibilidade, teriam uma chance de reivindicar para si um ofício divino do mundo de Caos. Em geral, quando tinham êxito, convertiam-se em entidades de poder divino fraco. Quanto ao fracasso...
A divindade talvez não fosse algo indispensável para a sobrevivência; ainda assim, nem mesmo o mais fraco poder divino aceitaria uma serva sem qualquer centelha sagrada. Até mesmo como amante, ela poderia ser descartada depois de perder o encanto — embora, com um pouco de divindade, o desfecho fosse praticamente o mesmo.
Em suma, elas tinham uma única oportunidade de mudar o próprio destino, e essa era também a única vez em que poderiam não depender de ninguém. Se falhassem, só poderiam aspirar a tornar-se divinas caso alguma deidade tivesse um ofício sobrando e se encantasse por uma noite de prazer.
Mas, se não fossem consagradas, significava que não tinham nome.
Ao ver a ninfa se aproximando para tentar tomá-lo nos braços, Linaúdo sentiu-se tomado por sentimentos confusos.
A linhagem do grande oceano... Diziam que sua irmã, responsável pelas águas salgadas, e seu irmão mais velho, juntos, haviam gerado mais de três mil deuses marinhos, e que a maioria deles eram justamente ninfas como as que ele via à frente. Pela contagem de gerações, ele talvez até pudesse ser considerado tio dessas ninfas.
Era uma situação bastante sutil.