Capítulo 7 Expansão do Poder

Mitologia grega: a vida da Terra rugido de nível de Grão-Mestre 3041 palavras 2026-07-29 04:01:29

Ao chegar a esta ilhota sem nome, Rináudo praticamente não tivera contato com outras criaturas. As ninfas que o viram no começo mais tarde já não ousavam vir ao seu encontro.

Na verdade, Rináudo tinha certa dificuldade em entender isso. Sua aparência era adorável, ele era um deus nato e, por si só, não nutria qualquer malícia; então por que aquelas ninfas ainda o temiam tanto?

Deixava até um deus sem entender.

Mas não havia problema.

Rináudo não tinha medo da solidão. As leis e os ofícios divinos continham mistérios infinitos; só a autoridade da prosperidade sem origem bastava para deixar alguém tonto de fascínio.

Era mais excitante do que qualquer planta capaz de viciar uma pessoa.

Era um domínio vasto, misterioso e cheio de anseio.

Diante de um deus portador de um ofício divino, um mundo novo e desconhecido era como uma donzela que recua e avança ao mesmo tempo; parecia recusar-se com firmeza, sem deixar ver nada, mas de tempos em tempos revelava imagens capazes de prender o olhar e não o soltar mais.

Percebendo, ao longe, as risadas e vozes alegres, a felicidade daqueles pequenos espíritos que brincavam juntos era de uma simplicidade tocante.

As ninfas nasciam com talento para o canto e a dança, mas este mundo primitivo e árido não lhes dava nem melodia nem letras.

Ainda assim, isso não detinha essas ninfas. Os espíritos gerados pela própria natureza tentavam imitar o choque entre as pedras, o sussurro das folhas ao se roçarem e, quando os deuses brincavam na água, o tilintar das gotas ao saltarem e voltarem a cair no lago ou no mar de pedra.

Ali era como a utopia das lendas.

Não havia angústia nem tristeza; não existia opressão, tampouco alguém para maltratar o próximo.

Não precisavam se preocupar com a sobrevivência, pois, ainda que fossem apenas metade pertencentes aos deuses, continuavam sem qualquer necessidade de se inquietar com alimento.

Podiam se entregar à alegria sem reservas, porque seus corações eram alvos como a neve; ninguém abrigava interesses, ninguém escondia pensamentos sombrios.

Podiam cantar e dançar livremente, porque o tempo não deixava marcas visíveis sobre eles.

A juventude quase eterna e a longa vida das ninfas; sem preocupações, sem aquelas emoções negativas que tanto cansam, podiam saborear a existência com uma pureza extrema.

Talvez essas ninfas nem compreendessem o sentido da vida, mas a alegria daquele momento era de uma verdade incontestável.

Rináudo chegou até a sentir inveja.

Afinal, no seu próprio mundo jamais houvera uma cena tão alva e tão agradável.

Que pena: não eram irmãos de sangue.

E, pior ainda, ele já se tornara um deus, incapaz de se misturar às reuniões daqueles espíritos. Se fosse até lá, apenas transformaria aquele canto e dança em lembrança, pois sua presença facilmente deixaria aquelas ninfas frágeis constrangidas.

Ah...

Rináudo não pôde evitar um certo abatimento.

Talvez houvesse um mundo desconhecido à sua espera, mas, como ser dotado de sentimentos e desejos, ele ainda queria encontrar um pequeno grupo. Afinal, viver sozinho nesta ilha não deixava de ser um tanto solitário.

Mas ali não havia nem um deus sequer.

A solidão até se tornara abandono.

O poder da origem respondia ao humor de seu portador.

As plantas e árvores que haviam se tornado viçosas graças à presença do deus da prosperidade começaram a recolher lentamente seu lado mais belo, enquanto os galhos secos e as folhas mortas caídas ao chão, como força de reserva para a deusa da terra, passaram a exalar sucessivas lufadas de um odor desagradável: o cheiro da putrefação.

Esse cheiro não era uma fragrância aceita com alegria pela vida, mas um fedor, um aviso às demais criaturas de que ali havia algum pequeno ser que perdera a capacidade de agir, e cuja alma fora levada pelo deus da morte, voltando agora, lamentavelmente, ao abraço da terra.

Se fosse um deus comum de ofício divino, mesmo que seu humor estivesse no fundo do poço, ainda seria preciso comunicar-se ativamente com o ofício para consegui-lo, pois tais deuses são, em essência, como agentes.

Mas Rináudo pertencia aos deuses da origem. A existência desses deuses fazia com que, por terem nascido, certo fenômeno natural também nascesse; em outras palavras, eram seres que dominavam determinado fenômeno.

Nobres, e ainda por cima profundamente inclinados a fazer com que suas emoções gerassem ressonância no próprio domínio.

Como naquele instante.

Na verdade, o humor de Rináudo só havia caído por um breve momento, mas, mesmo quando seu coração começou a subir de novo, o mau cheiro ao redor não deu qualquer sinal de desaparecer. Pelo contrário, foi lentamente difundindo aquela lei, até que, por fim, o ofício divino do fedor desceu do céu e, sem pedir licença, penetrou no ofício e na origem da putrefação.

A partir de então.

O processo de o corpo retornar à terra após a morte já não seria um sono tranquilo; passaria a vir acompanhado do fedor que simboliza a morte.

Esse odor, jamais surgido até então, espalhou-se de imediato por todo o mundo, rompendo a vida serena de incontáveis seres. Afinal, a fragilidade da terra fazia com que a vegetação murchasse em massa; agora, restavam poucas plantas sobre o solo, mas os cadáveres vegetais eram muitos.

As ninfas e deuses que viviam em lugares onde tais plantas se acumulavam sofreram o ataque desse cheiro, cada um mais miserável que o outro, e todos nutriam profundo ressentimento contra o culpado por aquela cena. Pena era que o deus da putrefação jamais proclamara sua existência ao mundo; queriam revidar, mas nem sabiam como.

Rináudo, sem qualquer noção de ter causado transtornos à vida da terra por mero acaso, apenas sentiu um pouco de solidão e então começou a contemplar o prodígio do mundo natural.

O poder da prosperidade não conseguia se manifestar nele de forma perfeita. Parecia que ainda era preciso fazer algo, como cultivar algumas plantas ou infundir vida à terra, para aumentar a quantidade de seres vivos.

Também não sabia se sua prosperidade continuaria a crescer depois da formação da sociedade humana; se ao menos um dia se transformasse diretamente em algo como um ofício ligado à civilização, seria perfeito.

Mas, como filho das duas grandes forças da natureza, o céu e a terra, Rináudo apenas se aproximaria também do poder natural; tal como a prosperidade de agora, que, em termos mais precisos, talvez devesse ser chamada de deus da prosperidade das plantas, algo tão amplo que quase nem chegava ao âmbito das criaturas vivas.

Daqui em diante, Rináudo planejava tornar o poder da prosperidade mais completo, esperando que uma prosperidade íntegra o fizesse avançar mais um passo, ao menos até obter a qualificação para possuir poder divino intermediário.

Quanto ao mau cheiro usado como aviso, embora fosse algo pouco amigável aos outros, não se podia negar que, mesmo sem conceder ao seu dono um ofício divino, ele reforçava a putrefação e tornava o processo mais minucioso.

Sem que ninguém percebesse, até a origem da decomposição expandira-se um pouco para fora.

E, quanto a isso, a vontade do mundo estava contente.

A putrefação surgida junto com o nascimento de Rináudo, embora não parecesse algo muito bom — podendo até ser considerada bem ruim —, se convertida em termos de ações humanas, equivaleria a transformar novamente em dinheiro o ferro-velho inútil guardado em casa.

Vender sucata talvez não pareça algo grandioso para algumas pessoas, mas é inegavelmente uma maneira de transformar o lixo em tesouro.

Agora, o mundo mal tinha acabado de nascer; não havia sequer duzentos ou trezentos mil anos completos, a quantidade de deuses era pequena e os ofícios divinos eram variados, com um ar um tanto heterogêneo.

Em sua maioria, todos esses fenômenos haviam surgido junto com o próprio mundo, no instante de seu nascimento.

Mas nenhum daqueles ofícios trazia qualquer ajuda ao mundo; eles apenas cumpriam, de forma muito simples, sua própria função.

A força trazida por Rináudo, de transformar lixo em tesouro, naturalmente encheu o mundo de surpresa.

No entanto, naquele momento a origem da putrefação ainda havia se fortalecido pouco demais, sem produzir mudanças diretas. Se Rináudo não fosse alguém que mantinha os olhos fixos na própria origem interior, passando e repassando tudo, acabaria sendo um portador da origem que não perceberia que ela havia melhorado em nada.

Ao mesmo tempo, bem distante, na montanha do Olimpo, a deusa Gaia abriu lentamente os olhos, lançou um olhar para o lugar onde Rináudo se encontrava e sorriu com alívio.

Como a terra que carregava a putrefação, a mãe divina de Rináudo, o brilho do deus da putrefação também repercutia sobre a deusa Gaia.

Se estivesse em seu auge, até o próprio deus primordial talvez não sentisse aquela mudança mínima.

Só se podia dizer que a atual Gaia estava realmente decadente; até um crescimento tão pequeno bastava para encher seu coração de alegria.

Ou talvez fosse porque uma mãe, ao ver seu filho escapar de seu controle, ainda que se preocupe, continua orgulhosa dele quando ele conquista certo resultado.

E quanto ao rei divino do céu?

Embora tivesse lançado dois olhares para Rináudo, fora apenas um impulso momentâneo; ele nem imaginava que possuía um filho perdido lá fora.

Além disso, o poder do céu era totalmente alheio à putrefação.

O brilho do deus da putrefação naturalmente exercia pouquíssima influência sobre o céu.

E, naquela era, o mundo estava sob o domínio do céu.

Lá em cima não havia sol nem lua, nem sequer constelações cintilantes; tampouco uma única nuvem ousava interceptar o olhar do rei divino. Embora a extensão do céu não continuasse a crescer, a força divina que ele fornecia a cada dia ainda era extremamente considerável.

Por isso, uma mudança tão ínfima não merecia atenção do rei divino; ele apenas a tomaria por mais um pequeno avanço de um entre seus doze filhos.