Capítulo 20: Difícil de Decifrar
Uranos tem estado de bom humor ultimamente. Embora ainda estivesse entediado como sempre. Declarar seu poder absoluto e autoridade aos seus doze filhos já fazia milhares de anos; a excitação e o prazer iniciais há muito haviam sido consumidos pelo tempo, mas aqueles filhos eram sempre ambiciosos, pelo menos aos olhos do rei dos deuses, e, portanto, era necessário dar-lhes algumas lições.
No entanto, nos últimos tempos, as repreensões haviam diminuído. Pelo menos o último rebento teimoso já não ousava mais desafiar. Recentemente, a deusa Gaia visitou seu templo — sua amada rainha e mãe — e juntos experimentaram as alegrias primordiais do amor e do desejo.
Ah, se dessa vez não nascesse mais uma criança seria perfeito. Se no mundo existissem apenas ele e sua amada deusa da terra, ele não precisaria se preocupar tanto em proteger seu poder.
De fato, mesmo ao fantasiar sobre isso, ele permanecia ao lado de sua adorada rainha; afinal, ele era um deus profundamente apaixonado.
Esse período recente também trouxe um grande alívio para seu espírito. Antes, Gaia, quase a cada poucos séculos, gerava um novo filho em seu ventre, mas agora ela estava tão fraca que nem mesmo era necessário que ele interviesse para levar a criança embora; a deusa, por si só, continha seu instinto maternal — caso contrário, sua bela rainha teria se perdido para sempre nas profundezas da terra.
Contudo, devido à fraqueza extrema de Gaia, sua aparência envelhecia dia após dia, o que tornava difícil para ele manter o interesse.
Até mesmo as alegrias do amor ancestral haviam desaparecido, e o rei dos deuses do céu tornara-se ainda mais entediado, o que lhe dava mais tempo para contemplar suas terras do alto — todo o mundo de Caos, a terra sob o céu.
Recentemente, parece que surgiu uma nova linhagem de deuses, mas seu poder era tão fraco que ninguém a proclamou ao mundo.
Assim, ele não sabia ao certo qual era a natureza dessa linhagem, apenas deduzia, por seu próprio poder, que era uma habilidade pequena e limitada, e, sendo fraca, não representava ameaça. Sem ameaças, ele não precisava desperdiçar seu tempo explorando-a, mesmo que seu tédio o fizesse contar os dedos de uma mão à outra repetidas vezes.
O mundo inteiro parecia ter se aquietado, sem qualquer agitação — absolutamente entediante.
O rei dos deuses do céu, antes sempre ocupado em consolidar seu poder, mudou de ideia e sentiu que esse mundo tão pacífico era enfadonho demais.
“Um bocejo... que som é esse? Será um novo caminho divino estendido pelo pequeno deus do sono, filho da deusa Nyx? A voz que induz ao sonho? Esse garoto tem talento; até me deu vontade de dormir.”
O rei dos céus parecia ouvir um som vago, e, ao prestar atenção, seus olhos ficavam cada vez mais pesados.
Embora fosse sonolento, ele não podia negar que aquela melodia desconhecida lhe causava um breve momento de prazer. Pena que o pequeno deus do sono estivesse apoiado por Nyx, a deusa da noite, e por dois primordiais deuses das trevas; caso contrário, ele até consideraria trazer o garoto para seu templo para cantar eternamente, pelo menos até ele se cansar da melodia.
Mas o deus das trevas não era como Gaia, a deusa, e seu poder não era a favor da vida como o da terra. Ele era uma base assustadora do mundo, igual ao deus do abismo, Tártaro. Uranos se considerava capaz de vencer sua esposa, mas não acreditava que poderia superar o irmão dela.
Afinal, os deuses masculinos são superiores às deusas femininas — essa era a lei imutável do mundo de Caos, sem causas complicadas, apenas porque o criador do mundo desapareceu como homem, e tudo que lhe dizia respeito era supremo, inclusive o gênero.
Mas isso não era motivo para perturbar seu bom humor; afinal, hoje só restavam dois seres capazes de ameaçá-lo, e mesmo Nyx, agora que detinha o título de rei dos céus, não lhe causava medo.
O único que ele temia era o poder da deusa que personificava a noite, a incontrolável força do destino.
Embora não conhecesse tudo, ele era um dos primeiros deuses a nascer, além dos cinco primordiais, e sabia um pouco a respeito.
Mas o destino...
Uranos riu friamente ao pensar nisso.
Esse tipo de coisa só podia aprisionar a vida dos fracos, que direito teria de prender o rei dos deuses do céu?
Ele era o soberano supremo, cujo domínio atravessava o passado, presente e futuro, e nem mesmo o destino teria autoridade para controlar suas escolhas.
Esse era o orgulho do rei dos deuses, sua confiança em si mesmo.
Além disso, afinal, era apenas uma deusa; sua esposa Gaia, a deusa da terra, já fora tão nobre, mas hoje está caída do altar divino.
Ela foi a base do mundo, junto com o Caos primordial, o primeiro a nascer; se fosse um deus masculino, talvez fosse o mais poderoso de todos, mas, infelizmente, Gaia era uma deusa, e sua missão era apenas expandir as fronteiras do mundo.
Uranos estava extremamente confiante, quase arrogante, em seu domínio.
Faltava apenas o último passo: quando ele se fundisse novamente com sua mãe e esposa, quando céu e terra se tornassem inseparáveis, ele ascenderia ao trono supremo, mais alto que o firmamento e mais profundo que o abismo.
Diferente do deus que simboliza o caos e a desordem, ele traria a ordem para o mundo, e todas as vidas estariam sob seu controle, fazendo o mundo prosperar.
No entanto...
A partir desse momento, o mundo não mais se chamaria Caos, mas o domínio do rei dos céus, Uranos.
Por isso, embora fosse avarento em permitir que outros deuses se fortalecessem por meio do mundo, ele não odiava aqueles que expandiam o poder do mundo, pois isso também expandia sua glória, não é mesmo?
Comparado aos tempos imutáveis de milênios atrás, nas últimas centenas de anos o mundo parecia mais interessante, como se um garoto esperto estivesse buscando poder por todos os cantos.
Mas, como deus das plantas, ele inevitavelmente teria que enfrentar o deus do crescimento que habitava seu templo.
Pensando nisso, era até divertido, não era?
O rei dos céus precisava de súditos absolutamente leais, mas coisas interessantes sempre faziam esses deuses mais amantes do prazer terem mais paciência.
Vamos esperar um pouco mais.
A deusa da terra já estava fraca o bastante, faltava apenas um pouco.
Isso podia ser considerado uma auto-salvação da base do mundo, afinal, surgiu um deus capaz de restaurar a vitalidade da terra.
Demorar um pouco mais não era problema para ele, pois não lhe faltava esse recurso; afinal, um fenômeno natural é mais precioso que tempo inútil. Se ele destruísse o deus da decomposição, a diversão acabaria, pois esse fenômeno era uma fonte constante que fortalecia a terra, e certamente seria útil no futuro.
Para aqueles que são úteis.
Deixar a criança confortável um pouco não faria mal.
De qualquer forma, não causaria grandes mudanças.