Capítulo 7: Um passo de cada vez!
Página (1/3)
Su Mian revirou tudo e encontrou dinheiro em espécie, bem escondido; se não fosse por sua memória, realmente não teria conseguido achar.
— Ai, moça, por que você não veio mais cedo? Olha só, só restou isso aqui. — Disse a funcionária da cooperativa do vilarejo, olhando para os pedaços de carne restantes e um monte de vísceras, com certo desânimo.
— O vilarejo não é como a cidade, então só tem essa carne todo dia. Se quiser comprar, tem que vir cedo ou encomendar um dia antes.
— Se encomendar, é só pagar adiantado, e no dia seguinte vem buscar. — Ela olhou para Su Mian, como quem diz “vocês da cidade ainda não conhecem a gente?”
Mesmo que comprassem algo, era só para eles mesmos comerem; esses dois moleques realmente tiveram azar.
Mas ouvi dizer que eles já viveram assim antes, que vida difícil.
Su Mian olhou para a tábua de cortar e, de fato, não esperava encontrar tão pouco, mas ficou interessada nas vísceras.
— Quanto custa essas vísceras?
Quem estava assistindo a cena e rindo, inclusive a vendedora da cooperativa, lançou um olhar tranquilo.
— Isso aqui? Pode levar por cinquenta centavos. Tem certeza que quer?
— Não é fácil de preparar, e o cheiro não é dos melhores. Melhor você vir comprar carne cedo amanhã.
— Não é nada gostoso. — Explicou com simpatia, com medo de que ela fosse arrumar confusão.
Apesar de ser da cidade, ela tinha um temperamento tão forte quanto o deles.
Enquanto eles comiam sementes de melão e fofocavam, ouviram falar do que aconteceu na noite anterior; ninguém esperava que ela tivesse um lampejo de consciência.
Mas isso não era problema deles; eles só queriam ver o circo pegar fogo, afinal, mal tinham o que comer em casa para se preocupar com os outros.
Su Mian olhou novamente para as vísceras: a maior parte era intestino grosso, um pouco de intestino delgado, e o restante eram fígado, pulmão e um coração de porco.
Parecia uma mistura padrão que a cooperativa oferecia, pouca gente comprava.
— Embale para mim. — Disse, tirando dinheiro do bolso. Não dava para negar que os preços eram realmente baixos.
Por cinquenta centavos ela levou um monte de vísceras, e a carne custava apenas um yuan por quilo; era mesmo barato.
Parecia que tinha uma boa chance de enriquecer por aqui, afinal, ela renasceu, era uma pessoa do tempo moderno.
Sabia um pouco dos rumos dos anos 80, então, se não fosse a mais rica, ao menos seria uma rica.
— Encomende três costelas para mim amanhã, quanto fica?
A vendedora ficou um pouco surpresa.
— Três costelas? Dá pra pagar dois yuans adiantado, e amanhã ajustamos o valor na entrega. Pode ser?
— Por que não compra barriga de porco ou gordura? Essas costelas quase não têm carne. — Comentou, meio desdenhosa.
Su Mian não se importava; gordura e barriga eram preferidas hoje em dia, mas não eram do seu gosto.
— Está bem, encomende as três costelas. Eu venho buscar mais ou menos na mesma hora amanhã, só deixe guardado para mim.
Página (2/3)
— Ou posso mandar meus dois moleques buscar, vou mandar eles com o dinheiro. —
Ela passou dois yuans e cinquenta centavos, dobrados cuidadosamente, parecendo até bonitos.
A vendedora colocou a semente de melão de lado, pegou o dinheiro e, meio relutante, colocou as vísceras na cesta dela.
— Tá bom, amanhã manda alguém buscar.
Su Mian assentiu, satisfeita, carregando duas cestas pesadas para casa. Embora as vísceras não fossem das melhores, ela sabia fazer pratos deliciosos.
Tinha também uma cesta de verduras, temperos, arroz, farinha e outros, e seu humor estava especialmente bom.
Seus dias felizes estavam para começar; ela caminhava pela trilha como se flutuasse.
Em casa, Jiang Qing, que estava lavando roupa, olhou para a porta com olhos esperançosos.
— Irmão. — Falou baixinho, olhando em volta para ter certeza de que ninguém ouvia. — Você sonhou com o vovô ontem à noite?
Ele ainda estava com medo, com medo de que tudo aquilo fosse apenas um instante passageiro, como aconteceu com o vovô.
Jiang Ye estava arrumando o quintal, jogando fora tudo que estava bagunçado. Ao ouvir, entendeu que o irmão também sabia.
— Sim, por isso temos que cuidar bem da mamãe, ela tem só a gente.
— A gente não quer que ela vá embora.
Ele falava feliz; depois que adormeceu, sonhou com o avô, que perguntou: “Você gosta da nova mamãe?”
“Ela sempre será Su Mian, mas se ela vai querer ficar aqui depende do comportamento de vocês.”
Depois disso, ele desapareceu, e eles voltaram a dormir normalmente.
De manhã, ao ver o irmão despreocupado, não comentou nada, achando que ele não havia sonhado.
Mas agora parecia que ele esqueceu, e já entendeu o significado daquelas palavras.
Sem surpresas, mamãe sempre seria boa, não se tornaria má, mas se ela vai ficar depende se conseguem segurá-la.
— Para de olhar e trabalha logo, senão quando a mamãe voltar você ainda vai estar aqui parado.
— Aí eu posso ficar com a mamãe. — Ele acelerou o ritmo do trabalho nas mãos.
Na verdade, queria muito ficar com a mãe, mas foi rejeitado; eles teriam que fazer suas tarefas em casa primeiro, e disseram que depois teriam uma surpresa.
— Rápido, lave, amanhã eu lavo e você limpa a casa, assim a gente se revezando.
— Vamos trabalhar mais para não cansar a mamãe.
Jiang Qing concordou freneticamente; ele sabia disso, afinal, a mãe que tanto esperavam tinha chegado.
Quando pensava nisso, a figura que tanto desejava apareceu na porta, e ele exclamou feliz:
— Mamãe, você voltou!
Página (3/3)
Sacudindo a água nas mãos, correu para ajudá-la a carregar as coisas; Su Mian também estava cansada.
A casa da família Jiang ficava na entrada do vilarejo, perto da estrada, mas longe da cooperativa, era cansativo voltar carregando tantas coisas.
Deu várias baforadas.
— Ai, isso cansa mesmo. Da próxima vez vou chamar vocês para ir junto.
— Hoje cheguei tarde, não tinha mais carne, comprei umas vísceras; mais tarde, mamãe vai preparar algo gostoso para vocês.
— Agora nem encosta, fede muito, não deixe cair em você. — Falou, segurando a cesta com as vísceras para que ele não pegasse.
Era justamente isso que ela temia.
— Mas mamãe já encomendou as costelas para amanhã, assim não corre o risco de ficar sem carne.
— Vou caprichar no preparo para vocês.
Vendo os dois tão magros, com ossos saltando, braços finos que pareciam quebrar, sentiu pena.
Quanta dificuldade e sofrimento tiveram para se tornarem tão dóceis e obedientes.
Não pôde evitar de passar a mão na cabeça de Jiang Qing, cujo cabelo estava seco e sem vida.
Jiang Qing ficou envergonhado, batendo no peito com seriedade:
— Mamãe, não se preocupe, o que você faz a gente come.
— A gente não é enjoado, só quer comida. Comemos pouco, mas fazemos muito, e estamos bem.
— Quando eu crescer, vou fazer a mamãe viver bem, pode esperar.
Ele falou com um misto de timidez e esperança; era a primeira vez que dizia algo assim, mas falava com toda a sinceridade.
Su Mian ouviu aquilo e estremeceu; mal podia acreditar que aquelas palavras saíram da boca de uma criança de sete anos.
Sua mão parou sobre a cabeça dele, sem coragem de responder, pois estava decidida a partir.
— Seja bom, cresça forte e saudável, isso já basta. O resto a gente vê depois, a situação ainda não está definida.
Não podia falar cedo demais.
Jiang Ye parecia entender e segurou a mão dela.
— Mamãe, eu também vou cuidar bem de você quando crescer e vou fazer você viver bem.
Su Mian sentiu seu coração aquecer, acariciando a cabeça dos dois, sorrindo, mas sem dizer uma palavra.
Ela realmente não queria gastar o resto da vida por causa dessas duas crianças, que nem eram seus filhos.
O que podia fazer agora era cuidar bem deles, criá-los até que fossem independentes, ou até que pudessem se sustentar sozinhos.
Ou então, quando Jiang Zhe voltasse e eles tivessem um apoio, ela poderia partir.
Ia vivendo um dia de cada vez.