Capítulo vinte e oito: O Sonho
— Jensen, preciso te dizer uma coisa.
Yun Zilu viu que Jensen estava prestes a colocá-la na cápsula médica cilíndrica e rapidamente abraçou o pescoço dele, impedindo-o de prosseguir.
— O que foi? Que tal falarmos disso depois que você estiver curada?
Jensen acariciou as costas de Yun Zilu com delicadeza, acreditando que ela estivesse com medo de entrar sozinha na cápsula. Contudo, a pele pálida de Yun Zilu, ao entrar na nave, fora lentamente substituída por um rubor doentio, e Jensen não queria perder nem mais um segundo. Era uma pena que a cápsula fosse pequena demais; caso contrário, ele teria entrado com ela.
— Eu... eu encontrei isto enquanto estava presa.
Durante todo o caminho, Yun Zilu hesitou. Sobre sua fuga, sobre as sereias, sobre a "mochila humana" — como formular tudo aquilo para não parecer estranho? Ela deveria revelar a Jensen algumas informações sobre o sistema? Como o primeiro alienígena que conheceu neste mundo, Jensen sempre foi muito bom para ela. Ela tinha sorte, mas não ousava arriscar; suas reservas, pelo contrário, cresciam à medida que a gentileza de Jensen se revelava. No fundo, ela não se atrevia a testar o outro lado da natureza humana.
— Encontrei sereias lá dentro. Elas são boas, são minhas amigas.
Yun Zilu não sabia como as pessoas daquele mundo viam as sereias, nem se Jensen gostava delas. Só pôde incluí-las em sua lista de amigos, esperando que ele as aceitasse por causa disso.
— Elas podem sair amanhã... bem, na verdade não tenho certeza, mas...
Jensen olhou para a mochila que acabara de tirar das costas de Yun Zilu e deixara de lado, depois olhou para Cosima, que estava apoiada em seu ombro, apertando os dedos com uma expressão de culpa, e esperou pacientemente que ela terminasse.
— Elas podem sair deste planeta conosco? Prometi que as levaria para casa.
— Claro.
— Eu... hein?
O discurso que Yun Zilu preparara com tanto esforço nem precisou ser dito; Jensen concordara prontamente. A felicidade veio tão rápido que ela mal podia acreditar.
— Fique tranquila. A nave é grande, não falta espaço para elas. Você deveria se preocupar é consigo mesma.
Jensen encontrou o olhar confuso de Yun Zilu e suspirou interiormente.
— Vamos, vou colocá-la lá dentro. Não tenha medo, ficarei vigiando aqui fora o tempo todo.
Yun Zilu soltou-se obedientemente e permitiu que Jensen a acomodasse na cápsula médica.
— Você logo estará fora.
Assim que a cápsula detectou a presença da paciente, a proteção cilíndrica subiu lentamente, deixando exposto apenas o travesseiro onde Yun Zilu repousava. Ela sentiu anéis frios e suaves imobilizarem seus membros, uma umidade nebulosa em seu rosto e vários sensores lisos pressionando sua pele. No entanto, antes que pudesse entender o que estava acontecendo, o rosto de Jensen diante dela começou a ficar embaçado.
Ah, lá vem de novo, essa tontura familiar...
Jensen observou Yun Zilu fechar os olhos e tentar, com esforço, abri-los novamente, mas logo a luta cessou e seus olhos negros e brilhantes permaneceram fechados.
— Que tola.
Jensen não percebeu que a suavidade de seu sorriso já não precisava mais de modelos predefinidos para ser exibida.
No início, todos pensaram que Cosima acordaria logo. Até a própria Yun Zilu achou que seria apenas o tempo de um sonho, mas, infelizmente, desta vez, nem mesmo em seus sonhos ela conseguia voltar para casa.
— Quem é você?
Em um mundo em branco, Yun Zilu viu um alienígena de cabelos e olhos dourados sorrindo para ela. Era preciso admitir, ele se parecia muito com Jensen. Será que o perigo pelo qual passou a fez desejar tanto encontrar Jensen que acabou sonhando com alguém parecido?
— Pode me chamar de George. Qual é o seu nome?
— Meu nome é Yun Zilu.
Talvez por saber, em seu subconsciente, que aquilo era um sonho, e por o outro ser tão parecido com Jensen, Yun Zilu não sentiu medo; ela até caminhou em direção a ele.
— Você se parece muito com um amigo meu.
— Imagino que sim.
George sorriu ao dizer isso, deixando Yun Zilu ainda mais confusa. Mas, sendo um sonho, o absurdo era algo normal.
— Por que você apareceu no meu sonho?
— Ah, então este é o seu sonho... Na verdade, estou esperando por alguém.
George abaixou a cabeça para olhar Yun Zilu; a inocência e a curiosidade dela pareciam suavizar sua expressão. Olhando-o de perto, Yun Zilu sentiu que ele não era tão parecido com Jensen; seus traços eram muito mais suaves e seu temperamento, completamente diferente. Diante dele, Yun Zilu sentia-se como uma criança mimada.
— Por quem você está esperando?
— Por alguém que talvez nunca apareça. Você está ferida?
— ?
Yun Zilu encostou-se a ele sem medo.
— Sim, levei um tiro na perna de um homem mau.
— Entendo... então ele realmente é um pecador.
George ergueu a mão e acariciou suavemente a cabeça de Cosima, que estava encostada nele.
— Hehe, você parece ainda mais com meu amigo assim.
Não sabia se era por isso, mas Yun Zilu sentia uma afinidade natural por George; parecia que, ao estar perto dele, todo o cansaço da fuga exaustiva se dissipava.
— Você gosta disso?
— Gosto.
Os dois ficaram em silêncio por um tempo. Yun Zilu sentiu que, num piscar de olhos, o cenário ao redor mudou. Havia grama verde e viçosa, e ela estava deitada confortavelmente em uma cadeira de balanço, com George vigiando ao seu lado, encostado em uma grande árvore. A brisa soprava, e ela sentia que estava prestes a adormecer ali mesmo, no sonho.
— Você ainda está esperando?
— Sim, mas ele provavelmente não virá.
George continuava com a mesma expressão, como se não se sentisse impaciente ou ansioso por não ver a pessoa chegar.
— Há algo em que eu possa ajudar?
George olhou para Yun Zilu em silêncio por dez segundos. Seus olhos dourados eram muito mais claros que os de Jensen. Yun Zilu encarou-o, paralisada, quase vendo seu próprio reflexo naqueles olhos belos.
— ... Leve uma mensagem para ele por mim.
George olhou para a copa da árvore, parecendo refletir sobre o conteúdo.
— Não é culpa dele. Ele tem o direito de fazer o que quiser.
Ao terminar, George percebeu que a exausta Yun Zilu já estava adormecida na cadeira de balanço. Vê-la daquela forma o fez sorrir.
— Seu sonho é lindo. Que o Deus da Guerra a proteja...
Yun Zilu sentiu-se leve, separando-se de seu corpo, e viu o mundo do sonho de uma perspectiva de terceira pessoa. O gramado verde se estendia, com pequenas flores amarelas e cor-de-rosa intercaladas. Sob uma árvore retorcida no topo da colina, ela mesma estava deitada na cadeira de balanço dormindo, mas onde estaria George?
O cilindro branco-gelo estava posicionado diagonalmente. A única parte transparente revelava o rosto sereno de Cosima. O quarto estava excepcionalmente silencioso, com apenas as luzes brancas piscando ocasionalmente, indicando que a máquina operava com segurança.
Jensen estava sentado ao lado da cápsula médica. Era o segundo dia de Yun Zilu ali, e ele não ousava fechar os olhos nem por um minuto. Sabe-se que Jensen já fora atingido por cinco tiros e tivera um braço quase decepado, mas, mesmo assim, seus ferimentos foram curados após doze horas na cápsula médica.
Mesmo sem considerar a constituição física superior dos Ariae, passar mais de 24 horas em uma cápsula médica era algo muito anormal.
Vários cabos transparentes se estendiam da base da cápsula, um deles conectado a um painel lateral, adicionado temporariamente para evitar falhas caso a tela virtual sem fio não detectasse corretamente o problema. Naquele momento, uma médica Ariae estava de prontidão 24 horas diante do painel, mas nem ela conseguia entender por que Cosima não acordava, enquanto a cápsula indicava que o tratamento ainda estava em curso.
Desconsiderando a duração, tudo o mais estava normal. Por isso, ninguém ousava agir, pois ninguém ali podia arcar com o risco de tirar Cosima à força da cápsula e causar sua morte. Afinal, cápsulas médicas eram recursos preciosos e escassos em tempos de guerra, usados apenas por aqueles com status compatível e ferimentos graves o suficiente. Não era raro que, na disputa por uma cápsula, pacientes em estado grave morressem ao serem removidos à força.
— Alteza, há um pacote para o senhor.
O ajudante Powell fora designado para o lado de Jensen por Dorothy logo após embarcarem. Oficialmente, era para cuidar de sua rotina, mas se o objetivo real era vigiá-lo, ninguém sabia. Jensen não queria sair, mas, ao lembrar do que continha o pacote, ele se levantou.
— Vigie-a. Reporte-me imediatamente se houver qualquer mudança.
Ao dizer isso, Jensen lembrou-se de como colocara Yun Zilu em perigo pouco tempo antes, e seus passos hesitaram.
— Sim, Alteza.
Powell prestou continência e posicionou-se ao lado da cápsula. Vendo que Jensen não saía, olhou-o com dúvida.
— Se algo acontecer, você será o único responsável.
— ???
Powell observou, confuso, Jensen sair com o rosto fechado. O ferimento de Cosima não fora causado por ele, então como poderia ser o único responsável? Powell sentiu-se injustiçado, mas não disse nada.
Jensen foi até a porta de acoplagem da nave, assinou o recebimento e seguiu direto para seu quarto, ao lado da enfermaria. O pacote, já processado, fora entregue via tubos de transporte da nave e repousava sobre a mesa da sala. Jensen aproximou-se e escaneou o terminal; a caixa quadrada se abriu automaticamente, espalhando-se pela mesa. Alguns objetos caíram no carpete.
Jensen curvou-se para pegá-los; era um pequeno copo. Ele percebera que as tigelas e copos de tamanho padrão eram grandes demais para Cosima, então encomendara um conjunto personalizado. Na mesa, havia roupas, joias, e itens de defesa, como uma pistola e um colete.
Ele comprara tudo aquilo logo após chegar ao planeta Arik, ao ativar seu ID da rede estelar. Como precisava partir com pressa, alterou o endereço de entrega após colocar Yun Zilu na cápsula; provavelmente, o pessoal do posto de transbordo fizera questão de entregar. Ele esperava que, ao acordar naquela noite, ela pudesse usar tudo aquilo. Mas a encomenda atrasara, e Yun Zilu ainda não despertara.
Jensen acariciou o padrão no copo, pensando nos momentos que passaram juntos, e de repente percebeu, com profundidade, seu próprio fracasso. Sempre que Yun Zilu esteve em perigo, ele não conseguiu estar ao lado dela. O tempo que passaram juntos fora muito curto, mas, ainda assim, ela se ferira inúmeras vezes. E a última situação de risco fora causada por ele, ao levá-la ao hospital e entregá-la a Pepys, em quem não deveria ter confiado.
Como pôde deixá-la lá sozinha? Foi sua confiança cega e seu egoísmo que levaram a tudo aquilo. Adam dissera que ele era um Ariae incompetente; ele já pensara que não, mas agora sentia que, talvez, fosse verdade...
— Jensen, você está aí dentro?