Capítulo 25: Tudo na base do esforço e da escassez
Após um dia exaustivo, Fu Ying apenas os apressou para que voltassem para casa e parassem de incomodá-lo.
Ao retornarem à residência da família Cui, a Sra. Fu, tendo visto com os próprios olhos Cui Lili ameaçar seu avô materno com o pavilhão Jiuchun, lançou um olhar profundo e gélido à filha. Quanto a Cui Wanjin, que tremia ao lado, ela nem sequer se dignou a olhar.
Exausta física e mentalmente, ela trancou a porta do quarto, recusando qualquer visita. Por dois dias seguidos, a casa permaneceu fria e silenciosa, como se estivesse desabitada.
A ama Lin encontrou Cui Lili em segredo e comentou que, pela manhã, a Sra. Fu sentira o paladar insípido e, devido ao calor, desejava algo picante.
— Não se preocupe, ama Lin. Eu irei ao Pavilhão Zhuyu comprar agora mesmo.
— Menina — a ama Lin a segurou pelo braço. — Nestes últimos dias, até os camponeses que trazem vegetais da propriedade estão perguntando sobre o reembolso do dinheiro. Deixe que Chunhua vá comprar, para evitar mais problemas.
— Fique tranquila, estarei usando meu chapéu de véu.
Cui Lili tinha muita confiança em seu chapéu, mas não podia permitir que Shiye o usasse, pois isso chamaria ainda mais atenção. Por isso, ela e Chunhua caminharam à frente, enquanto Shiye as seguia de longe. Mesmo assim, ela acabou sendo reconhecida.
No segundo andar de uma casa de chá à beira da estrada, Wei Buchen estava sentado com seu subordinado, Guo Jiu. Eles haviam marcado um encontro, mas como a pessoa se atrasou, acabaram avistando Shiye.
— Senhor, das duas pessoas de véu à frente de Shiye, uma delas é a jovem da família Cui — disse Guo Jiu, confuso. — Não sei dizer qual é qual.
O olhar de Wei Buchen pousou sobre a silhueta esguia e despojada. Não era fácil distinguir?
Ao ver que a expressão de Wei Buchen não estava tão severa, Guo Jiu brincou:
— As notícias que Shiye enviou dizem que, há poucos dias, o Marquês de Xuanping foi à casa da família Fu, querendo torná-la sua concubina. Adivinhe o que aconteceu?
Não era preciso adivinhar; ela certamente recusara. Wei Buchen permaneceu em silêncio. Desde o dia do ataque, pelas conversas dela com a criada, ele sabia que ela não queria se casar na mansão da Princesa. Uma pessoa como ela, para se casar com Shen Yan, já seria um privilégio; se não escolhesse Shen Yan, a quem mais escolheria? Será que ela aspirava entrar no palácio?
Guo Jiu, já acostumado com as conversas de mão única, continuou por conta própria:
— Ela usou apenas dois dentes podres para acabar com as intenções da mansão do Marquês de Xuanping e, ainda por cima, forçou-os a arrancar todos os dentes do décimo sétimo jovem mestre.
Que método cruel. Ele já havia percebido há muito tempo que aquela mulher não deveria ser subestimada.
Alguém chegou à porta para informar:
— Elas entraram no Pavilhão Zhuyu, do outro lado. Shiye está vigiando do lado de fora e enviou um aviso: desde que saíram da casa dos Cui, alguém as tem seguido, mas a identidade é desconhecida.
Guo Jiu virou-se e sorriu:
— Quem diria que uma garotinha seria tão "disputada".
— Guo Jiu, hoje você falou demais.
Guo Jiu continuou olhando pela janela:
— Senhor Wei, a pessoa que esperava chegou.
Pouco tempo depois, a porta se abriu e uma moça vestida de roxo entrou. Ela sentou-se diante de Wei Buchen e, ao falar, sua voz era suave e delicada:
— Enviado Wei, desculpe pela demora.
***
A "disputada" Cui Lili entrou no Pavilhão Zhuyu balançando o chapéu de véu. O estabelecimento era especializado na culinária de Shu. Como os habitantes da região de Shu gostam de pimenta, mas o paladar na capital é mais suave, e por ser pleno verão, o restaurante estava vazio.
Ela pediu macarrão frio e peixe em conserva com brotos de bambu, insistindo para que adicionassem mais pimenta seca. Após o tempo de preparar um chá, a comida chegou. Assim que o peixe foi servido, o aroma invadiu suas narinas. Cui Lili engoliu em seco e, vendo que Chunhua estava com a mesma vontade, pediu ao garçom que trouxesse outra porção imediatamente.
As duas tiraram os véus e se concentraram na refeição. O prato era ácido e picante; ambas suavam intensamente, ofegantes, mas quanto mais comiam, mais queriam. Ao terminar, pareciam ter tomado um banho, tal era o suor.
Colocaram o peixe novo na caixa de transporte e, novamente com os véus, saíram. Mal deram dois passos, alguém pareceu não olhar por onde andava e colidiu com elas. Shiye, que estava longe, arremessou a bainha de sua espada. O objeto atingiu o indivíduo, que caiu de dor e, ao tropeçar, derrubou a caixa das mãos de Chunhua. O molho ácido e picante respingou na saia de Cui Lili.
Shiye avançou em poucos passos e agarrou o colarinho do agressor. Ao ver que se tratava de um pequeno mendigo com o rosto coberto de ranho e lágrimas, implorando por misericórdia, ele hesitou.
— Deixe estar — disse Cui Lili, levantando a saia e sacudindo-a. — É apenas uma saia, jogarei fora quando chegar em casa.
Chunhua repreendeu o mendigo, que apenas balançava a cabeça e emitia sons de "ah-ah". Era mudo. Bem, sendo assim, não havia como reclamar. Chunhua sentia-se frustrada.
Contudo, assim que Shiye o soltou, o pequeno mendigo saltou e puxou o chapéu de véu de Cui Lili. Com o calor e a comida picante, seu rosto estava ruborizado, com fios de cabelo grudados na testa. Seus lábios estavam levemente inchados e brilhantes, como se tivessem sido beijados. Era uma visão nada recatada.
O mendigo jogou o chapéu no chão e fugiu.
— Peguem-no! — ordenou Cui Lili.
Shiye correu atrás, mas como havia muitas pessoas na rua e o mendigo conhecia bem o caminho, ele escapou rapidamente. Com o rosto exposto, muitas pessoas a reconheceram.
— É aquela filha da família Cui?
— Filha? Sim, gastou dezenas de milhares de moedas de prata apenas para cancelar um noivado.
— Ela é a dona do Pavilhão Jiuchun! Cria centenas de jovens cortesãos.
— Ouvi dizer que, ao dormir, ela exige que três ou quatro rapazes a sirvam.
— Olhe para aquele cabelo, mais desgrenhado que o de uma florista...
— Que vergonha! Desonra todas nós, mulheres!
Chunhua, furiosa, quis tirar satisfações, mas Cui Lili a segurou. Ao tentar sair, foram barradas por algumas matronas:
— Menina, você sabe como se escreve a palavra "decência"?
Cui Lili sorriu:
— Ora, vocês não sabem escrever? Posso ensiná-las.
As mulheres, que tinham a língua afiada, ficaram engasgadas com a resposta. Uma delas, com um sorriso sarcástico, retrucou:
— Se seus pais a ensinaram, por que abriu aquele Pavilhão Jiuchun, um lugar que corrompe a moral feminina?
Chunhua, então, tirou o próprio chapéu, revelando o rosto vermelho de raiva, e colocou o chapéu na cabeça de Cui Lili:
— Menina, o sol está muito forte. Descanse, a tarefa de xingar fica por minha conta!
— Fale devagar, com razão — Cui Lili, sem se irritar, ajeitou o chapéu com um sorriso.
Chunhua assentiu, arregaçou as mangas e, colocando-se diante das mulheres, avaliou-as de cima a baixo:
— O vinho do Pavilhão Jiuchun é famoso. Tem clientes homens e mulheres, mas nenhum deles é como vocês. Com essas roupas simples e sapatos gastos, vestem-se pior que os criados da minha casa, presumo que não tenham dinheiro nem para entrar.
— Que família decente iria àquele tal Pavilhão Jiuchun?
— Que família decente estaria aqui, expondo-se em público? Deveriam estar em casa, sem sair, cuidando da cozinha, da lavagem e servindo aos sogros, maridos e filhos! Em pleno meio-dia, em vez de cuidarem de suas vidas, estão aqui criando confusão por puro tédio.
— Nós não podemos simplesmente ignorar...
— Ora, poupe-me! Por que se importam tanto? Nossa patroa tem dinheiro; se ela quiser comprar dez Pavilhões Jiuchun e queimá-los um por um, o que vocês têm a ver com isso? Isso é inveja!
— Inveja de quê? Dinheiro justifica a falta de decência?
— Vocês merecem falar de decência? Não sei qual alma penada pagou vocês com algumas moedas para virem aqui falar bobagens. Se vocês tivessem dinheiro, não sei que tipo de depravação cometeriam. Parem de falar em moral feminina; na minha opinião, a "moral" de vocês só existe porque vocês são pobres!
As mulheres, ao ouvirem aquilo, ficaram sem fôlego, incapazes de encontrar uma réplica. Chunhua bufou e olhou para sua patroa, perguntando em voz baixa:
— O que achou da minha argumentação?
Cui Lili assentiu com o chapéu: perfeita.