Capítulo 140: Outro Eu no Mundo: Dando uma Olhada na Casa de Flores

A Filha Legítima Indigna Wei Amigo 3280 palavras 2026-03-31 09:28:08

— Assim que o pacto matrimonial for selado, o príncipe do Reino do Sul visitará a capital daqui a três dias, e nessa altura será impossível escapar a este casamento arranjado — suplicou Jun Chan, segurando com força o braço de Jun Yixi, com uma expressão de total súplica.

No coração de Jun Chan, não havia nada que o seu irmão imperial fosse incapaz de fazer. Sempre que ela lhe pedia ajuda, por mais difícil que fosse a situação, ele resolvia-a. Será que desta vez seria diferente? Poderia ele tratar deste assunto também?

— Podes ficar descansada. Visto que anteriormente já aceitei tacitamente a tua relação com Liu Haocheng, não serei indiferente a este casamento forçado. No entanto, Chan儿, deves prometer-me uma coisa: durante o tempo em que eu estiver a tratar do assunto, não farás nada precipitado que possa perturbar o processo, nem me perguntarás como pretendo resolvê-lo. Basta que esperues pacientemente. Compreendeste? — Jun Yixi segurou os ombros de Chan儿, falando com uma seriedade tal que fez a rapariga parar de chorar. Ela assentiu instintivamente, sentindo um sopro de conforto no coração; acreditava que o irmão mais velho lidaria com a questão da melhor forma possível.

Finalmente, a hora do cão chegou. Anteriormente, Liu Jiuer tinha enviado Bilai ao Pavilhão Jin para arrumar algumas pratas e roupas simples, trazendo-as para a câmara mortuária. No entanto, não ousara trocá-las de imediato, receando que, se alguém aparecesse de repente e a visse vestida daquela maneira, pudesse suspeitar que ela planeava fugir sorrateiramente. É verdade que ela tencionava escapar, mas pretendia regressar ainda durante a noite, pelo que não havia necessidade de criar tal mal-entendido.

A espera era verdadeiramente tortuosa. Liu Jiuer deu dezenas de voltas ao redor da câmara mortuária, mas lá fora continuava a reinar o mais absoluto silêncio. Bilai, pelo contrário, não estava nada ociosa: desenterrou um bordado inacabado de há vários anos e pôs-se a coser. Jiuer, contudo, não tinha qualquer jeito para aquilo; observou durante alguns instantes até se fartar e, encolhendo-se num colchonete lateral, pôs-se a brincar com Xiaobai.

— Toc, toc, toc! — Ouviu-se bater à porta da câmara mortuária. Jiuer levantou-se num salto do colchonete e, vendo que Bilai se arrastava vagarosamente para abrir a porta, deu-lhe um leve empurrão nas costas para apressar o passo.

Assim que Bilai abriu a porta, parou por completo. Pode-se mesmo dizer que ficou petrificada, o que deixou Jiuer — que tentava manter a compostura lá dentro — desesperada. Porque é que ela olhava fixamente para um único ponto sem se mexer? Estaria enfeitiçada?

— Bilai, quem é? — perguntou Jiuer em voz baixa, incapaz de conter a curiosidade.

— O, o imortal Liuqing e, e a senhorita, vós! — gaguejou Bilai.

O que é que isto significava? Liu Jiuer estreitou os olhos. O irmão Su e ela própria? Mas ela não estava ali atrás? Espera! Será que... Uma onda de interesse invadiu Jiuer de imediato. Ela quis dar alguns passos apressados para ver a versão de si mesma criada pela técnica de disfarce do irmão Su, quando a voz de Su Yehua ecoou no momento seguinte.

— Menina Bilai, é melhor falarmos afastados daqui. Ficar à porta é perigoso — disse ele com um tom de total indiferença, embora proferisse palavras de cautela. Era bem o estilo do irmão Su.

— Oh! Entre, por favor, imortal! Se, senhorita, entre também — disse Bilai, com movimentos ainda manifestamente crispados.

Jiuer estava a morrer de curiosidade. O que é que se tinha passado afinal? Porque é que a outrora tão vibrante Bilai ficara subitamente tão estática? Contudo, ao ver as duas pessoas que entravam, foi ela própria que ficou paralisada. O irmão Su continuava a ser o irmão Su, mas a mulher ao lado dele não era outra senão ela própria! Liu Jiuer deu uma palmadinha na própria face: ela própria estava ali, logo, quem seria aquela? Meu Deus! O irmão Su tinha conseguido criar alguém exatamente igual a ela.

— Olá, terceira jovem senhora Liu. Sou o Pequeno Dan, amigo do senhor imortal — apresentou-se a outra "ela".

Respirando fundo, ouvir a si mesma falar consigo própria era uma sensação verdadeiramente bizarra! Liu Jiuer abriu os olhos de par em par. Aquele reflexo seu era, afinal, um homem? Um homem capaz de assumir perfeitamente o seu rosto sem a menor discrepância era um verdadeiro milagre. Não admira que Bilai estivesse a olhar para o vazio momentos antes; nem a própria Jiuer conseguia conter o espanto, com uma vontade louca de tocar com as mãos na sua própria face duplicada para ver que tipo de máscara facial lhe tinham aplicado.

— Muito bem! O espanto já passou, por isso controla-te, Jiuer. Vai vestir-te depressa! Este não é um sítio onde eu devesse entrar — disse Su Yehua, apontando para a decoração da câmara mortuária, antes de continuar: — Além disso, se alguém entrar e vir duas de ti, poderemos ter um problema considerável.

— Sim, sim, tens toda a razão. Irmão Su, espera um momento, por favor. — Jiuer anuiu e, pegando nas suas roupas simples com a ajuda de Bilai, preparou-se para se deslocar a uma divisão lateral. No entanto, o seu olhar era absolutamente incapaz de se desviar da outra "ela". Era demasiado idêntico, parecia uma cópia exata. Mas e a voz...

— Irmão Su, o Pequeno Dan é um homem. Como é que vamos fazer com a voz? — inquiriu Jiuer, exteriorizando a dúvida que a atormentava.

— Podes ficar descansada, Jiuer. O Pequeno Dan é um excelente imitador de vozes. Mesmo que alguém entre, não haverá qualquer problema — explicou Su Yehua do lado de fora.

Que maravilha! O irmão Su estava rodeado de talentos extraordinários, contando com todo o tipo de pessoas prodigiosas no seu círculo. Sendo ela apenas uma rapariga rude, fazer parte das amizades do irmão Su era indubitavelmente uma bênção acumulada nas vidas passadas.

Su Yehua recorreu à sua técnica de leveza para retirar Jiuer da mansão dos Liu. Ele conseguia perceber que o entusiasmo da rapariga não era o habitual. Tinha chegado aos seus ouvidos o eco dos rumores recentes, razão pela qual sabia da punição a que Jiuer fora sujeita; contudo, a donzela ao seu lado não demonstrava qualquer intenção de lhe relatar os contornos do sucedido. Após saírem, ela passara a maior parte do tempo a caminhar silenciosamente atrás dele, absorta em pensamentos e alheia a tudo. Su Yehua não estava habituado a ver aquela faceta de Liu Jiuer. Normalmente, quando a trazia consigo para a rua, ela era a criatura mais efusiva de todas: olhava para um lado, espreitava para o outro, e se a euforia a invadisse, chegava mesmo a brincar às escondidas com ele — embora, fosse qual fosse o esconderijo, ele acabasse sempre por a encontrar. Contudo, naquele dia, o comportamento dela roçava o anómalo. Por muito que os vendedores ambulantes apregoassem as suas mercadorias, ela não demonstrava o mínimo interesse; ele dava um passo, ela seguia-lhe o rasto em silêncio absoluto, mantendo-se colada às suas costas, acompanhando-o para onde quer que ele fosse.

Pararam finalmente num determinado local e, com um gesto audacioso, Su Yehua segurou a mão de Liu Jiuer:

— Visto que hoje vestes roupas femininas, este não seria, à partida, o lugar mais conveniente para entrarmos, mas estou certo de que terás todo o gosto em dar uma vista de olhos.

Dito isto, Su Yehua apontou para a tabuleta afixada à entrada do estabelecimento.

Liu Jiuer nem sequer reparou que a sua mão estava a ser enlaçada pelo irmão Su; ergueu o olhar de forma mecânica e leu a inscrição na fachada: Pavilhão das Flores Vermelhas.

Um nome estranhamente familiar, como se o tivesse escutado algures no passado. Contudo, por muito que esforçasse a memória, Jiuer era incapaz de se recordar onde o ouvira. O que podia afirmar com absoluta certeza era que nunca ali pusera os pés; disso estava plenamente convicta. O irmão Su dissera ainda há pouco que, por estar trajada de mulher, a sua entrada ali não era conveniente. Que espécie de lugar seria aquele e porque razão a sua presença feminina causaria constrangimentos?

Enquanto Jiuer ainda ponderava sobre o assunto, alguém surgiu para os receber:

— Ora vejam só! Este jovem fidalgo veio divertir-se ao nosso Pavilhão das Flores Vermelhas?

A mulher que se aproximava ostentava uma vistosa indumentária colorida e trazia o rosto maquilhado com um esmero capaz de enfeitiçar qualquer um, mas o denso perfume a pó e cosméticos que exalava fê-la recuar um passo.

— De facto! — respondeu Su Yehua. — Trouxe a minha irmã para respirar novos ares.

Uma irmã? A mulher de aspeto garrido dirigiu o olhar a Liu Jiuer e o seu cenho franziu-se de imediato. Levando um lenço à boca para abafar a expressão, a sua voz adquiriu um timbre agudo:

— Ora vejam o senhor fidalgo! É impossível que desconheça a natureza deste estabelecimento, não é verdade? Este é um local de ócio e deleite para homens. Trazer uma donzela tão delicada consigo não lhe parece um tanto ou quanto despropositado?

Dito isto, a mulher revirou os olhos com evidente contrariedade. Era manifesto que desconhecia a identidade do imortal Liuqing — e, decerto, essa era a melhor das hipóteses.

— E assim? Já será admissível a sua entrada? — inquiriu o irmão Su, retirando uma barra de prata da bolsa e brandindo-a diante da mulher, cujos olhos readquiriram instantaneamente o brilho e o vigor.

— Sem dúvida alguma, sem dúvida! O senhor fidalgo determina, o senhor fidalgo comanda! Entrem, por favor, entrem! Contudo, meu caro fidalgo, não podemos transgredir as regras da casa. Poderia a sua irmãzinha conceder-me o lapso de uma chávena de chá para que a criada Meiniang lhe possa retocar a indumentária? — Enquanto proferia estas palavras com polidez, Meiniang continuava a lançar olhares apreensivos a Liu Jiuer, que permanecia ao lado de Su Yehua. Afinal, a intrusão de mulheres num recinto daquela estirpe desafiava os costumes vigentes! Mas a prata brilhante era demasiado tentadora para ser recusada, pelo que, pelo menos, permitir-lhe-ia modificar as vestes e o penteado daquela jovem.

— Sem qualquer problema — assentiu Su Yehua. — Mas acautele-se: se lhe faltar um único fio de cabelo, saberá quais serão as consequências.

— Pode descansar, fidalgo! O que teme jamais sucederá — garantiu Meiniang, batendo com firmeza no peito num gesto de total compromisso.

Ignorando as razões que teriam levado o irmão Su a consentir na sua partida com aquela mulher vistosa, Jiuer seguiu-a até ao camarim e só então começou a vislumbrar a verdadeira natureza daquele espaço.

— Menina, a curiosidade em relação ao nosso espaço é natural, e foi por isso decerto que o vosso irmão vos trouxe para conhecer estas bandas. No fundo, é benéfico que as jovens donzelas fiquem a par destas realidades, para que saibam, no mínimo, como lidar com os vossos futuros maridos — ponderava Meiniang enquanto desmanchava o penteado de Liu Jiuer. — Peço desculpa, mas vou ter de lhe aplicar uma trança de rapaz; não se preocupe, pois tratarei de lho restituir devidamente mais tarde. Garanto-lhe que a minha arte é irrepreensível.

Liu Jiuer manteve-se em silêncio, sentada de forma obediente enquanto a outra cuidava do seu arranjo pessoal.

— Para lhe falar com franqueza, menina, o nosso Pavilhão das Flores Vermelhas difere dos restantes bordéis. Somos o estabelecimento mais sumptuoso e vasto da capital. Aqui não nos limitamos a beber e a prosear; há também sessões de contadores de histórias para entretenimento, cujas narrativas versam sobre o quotidiano e os dramas humanos, isentas de erudição excessiva, assegurando que compreendera tudo na perfeição — explicava Meiniang com afabilidade.

— Afinal... isto é um prostíbulo? — inquiriu finalmente Liu Jiuer, que se mantivera calada até então.

A pergunta provocou uma imediata contração de desagrado no rosto de Meiniang:

— Ora essa, que maneira de falar é essa, menina! Hoje em dia já não se usam tais designações! Soa demasiado grosseiro e desagradável! Chamamos-lhe Pavilhão Escarlate, que tem um tom muito mais refinado.

Recuperando o sorriso após a explicação, Meiniang pensou consigo mesma que não valia a pena entrar em contendas com uma jovem inexperiente — zangar-se com ela equivalia a zangar-se com o próprio dinheiro, e ela não era tola ao ponto de cometer tal disparate. Notando a expressão de genuína ignorância no rosto de Jiuer, interrogou-a com curiosidade:

— É possível que, antes de pôr os pés neste sítio, vossa senhoria ignorasse por completo que se tratava de um pavilhão desta espécie?

Liu Jiuer assentiu com a cabeça, confessando a sua total inocência:

— Sim, não fazia ideia. Foi o irmão Su que me trouxe, dizendo que eu teria todo o gosto em conhecê-lo.

— Que donzela no seu perfeito juízo teria gosto em vir contemplar um antro destes? O teu irmão decerto que perdeu o juízo! — exclamou Meiniang com manifesto desdém, afinal aquele era um local frequentado por homens e desadequado para donzelas.