Capítulo 190: Envergonhado de ver o Buda, o Buda está no coração
O jovem monge levantou-se e se virou lentamente, revelando uma máscara de bronze feroz e aterradora.
— Que, que, que... Salve o Buda Amitaba!
— Monginho do Monte Wutai, já que sabia que eu estava atrás de você, ainda assim ousou afastar-se tanto. Não tem medo de morrer?
Diante de uma cena tão aterradora, o Mestre Olhar Irado continuou impassível, como um poço antigo sem ondas.
— Salve o Buda Amitaba.
— O Venerável Sem-Rosto tem vergonha de se apresentar diante do Buda. Eu desejava pedir ao grande monge que me instruísse na Lei de Buda e, por isso, só pude escolher afastar-me dos templos.
As palavras do primeiro assento do Salão dos Arhats fizeram o Buda Fantasma Sem-Rosto ficar atônito por um instante; em seguida, ele riu com uma loucura ainda mais desenfreada.
— Que, que, que, que!
— Interessante! Você é muito interessante!
— Embora tenha vergonha de me apresentar diante do Buda, trago o Buda no coração!
— Já que deseja falar sobre o Buda e discutir os sutras, venha até aqui!
Depois de dizer isso, o Buda Fantasma Sem-Rosto virou-se de lado para a estátua partida de um antigo Buda e sentou-se de pernas cruzadas.
Quando largou a adaga e soltou a carta ensanguentada, sua figura era claramente a de um grande monge virtuoso.
Apenas a máscara de bronze sobre seu rosto feria os olhos de maneira especialmente incômoda.
Sem que o Buda Fantasma sequer abrisse a boca, uma grandiosa recitação de sutras ressoou no ar.
Vendo aquilo, o Mestre Olhar Irado entoou o nome do Buda.
— Salve o Buda Amitaba.
— O grande Venerável Sem-Rosto não se furta a conceder-me sua orientação. É uma honra além de minha capacidade.
Descalço sobre a neve, ele caminhou lentamente até se sentar de pernas cruzadas diante do Buda Fantasma e passou a recitar os sutras junto com ele.
Assim, no Monte dos Ciprestes surgiu uma cena de estranheza indescritível.
A lua de sangue pairava no alto, enquanto o vento sombrio soprava em rajadas.
Sob a lua de sangue, uma antiga estátua de Buda, dilapidada além de qualquer medida, parecia ainda mais desolada.
Diante dela, um rosto fantasmagórico e um grande monge sentavam-se entre ossos brancos e sobre águas fétidas tingidas de sangue.
Os sons sagrados dos sutras, solenes como os sinos da alvorada e do crepúsculo, ecoavam por toda a montanha.
Os animais da montanha que haviam despertado a consciência espiritual — desde esquilos e pássaros até tigres, leopardos, chacais e lobos — acorreram ao ouvir aquela voz.
Ajoelharam-se a uma distância respeitosa dos dois grandes monges, o Buda Fantasma e o Mestre Olhar Irado, escutando com devoção.
Depois vieram também almas solitárias, fantasmas errantes, espíritos e criaturas sobrenaturais.
Tal como os animais, ajoelharam-se em silêncio, recebendo o batismo da Lei de Buda.
Naquele instante, vida e morte já não se opunham.
Fantasma e Buda pareciam formar uma só entidade.
Tudo parecia revelar um equilíbrio perturbador.
Pouco depois, o abade do Templo da Luz Dourada, o Mestre Vazio Zen, aproximou-se em passos lentos.
Atrás dele vinha um grupo de jovens monges.
O Mestre Vazio Zen não disse muito. Dirigiu-se diretamente à estátua partida do antigo Buda.
Junto ao Buda Fantasma e ao Mestre Olhar Irado, sentou-se de pernas cruzadas, formando os três vértices de um triângulo.
Os jovens monges tiraram seus peixes de madeira e rosários, acomodando-se à distância sobre a neve.
O som das recitações tornou-se ainda mais grandioso...
Depois de cerca de meia hora, os ossos brancos diante do antigo Buda começaram a emitir um tênue brilho dourado.
As águas fétidas e ensanguentadas deixaram de se agitar e começaram a desaparecer lentamente.
Sem sequer perceber, o Buda Fantasma Sem-Rosto chegou a erguer a mão até a máscara de bronze sobre o próprio rosto.
Ao que parecia, queria arrancá-la dali.
Vendo aquilo, a compaixão no semblante do Mestre Vazio Zen tornou-se ainda mais profunda.
A expressão do Mestre Olhar Irado tornou-se ainda mais solene.
Mas, naquele momento, um homem careca surgiu de repente não muito longe dali.
Trazia nas mãos dois jarros de cerâmica negra.
Parecia um cadáver ambulante, com o ombro inclinado e o corpo desajeitado.
Avançava na direção do Buda Fantasma Sem-Rosto pouco a pouco, movendo-se numa postura extremamente bizarra.
Os pequenos animais, as criaturas sobrenaturais e as almas solitárias que escutavam os sutras na periferia pareciam não conseguir vê-lo; continuavam ajoelhados em silêncio, como antes.
O Mestre Vazio Zen ficou alerta. Sem interromper a recitação, agitou suavemente a manga.
Uma tênue luz budista espalhou-se pelo ar, indo diretamente ao encontro do careca que se aproximava de maneira retorcida.
— Salve o Buda Amitaba.
— Benfeitor, sua morte foi injusta. Sente-se em paz e cesse suas andanças; assim, alcançará a libertação mais depressa.
No instante em que a luz budista tocou o careca, foi bloqueada por uma camada de luz negra que emanava de dentro do corpo dele.
Ainda sem consciência alguma do que o cercava, ele continuou a arrastar-se na direção do Buda Fantasma Sem-Rosto.